CONHEÇA A
EDUCAÇÃO INFANTIL
PROBEN
EXPERIÊNCIAS
E APRENDIZAGEM
O processo de educação é complexo e requer cuidados.
A PROBEN é especialista em Educação Infantil, o que nos remete a um olhar muito específico para a primeira infância.
Na Primeira Infância, os cuidados são redobrados: uma vez que são crianças de pouca idade e que estão em constantes descobertas e entendimento de mundo. Se descobrem também pertencentes a uma sociedade que demanda interação, solidariedade e o compartilhar sabedoria e vivências.
Para nós, estar na escola implica em convívio e relações que modificam sua forma de pensar, agir e sentir. Implica na realização de tarefas diárias com independência e autonomia, na qual revelam esforços para compreender o entorno.
Para esse período na escola, organizamos as ações pedagógicas para que as crianças aproveitem todo o ambiente, garantindo a permanência em tempo pré-determinado no mesmo local e a troca de possibilidades a cada 40 minutos. Essa organização é necessária para promover melhor aproveitamento de tempo e espaços.
O brincar, segundo a perspectiva sociocultural, é a maneira que as crianças têm para interpretar e assimilar o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos. Nesse sentido, o brincar é, ao mesmo tempo, espaço de constituição infantil e lugar de superação da infância pela relação que se estabelece realidade X representação, consciência X abstração, imaginativo X diverso, pensar X experimentar.
A participação na brincadeira é gratuita; brincar faz parte da vivência das crianças nos diversos meios sociais. A brincadeira aproxima, acalma, concentra e agrega saberes. (PPP 2018)
CORPO DOCENTE
A Equipe de educadores da PROBEN se estende para todos os adultos envolvidos nas relações que se estabelecem. Desde os seguranças, as funcionárias que preparam os alimentos às responsáveis pela limpeza colaboram no processo de educação e vivencias das crianças dentro da escola. Os alunos são nossos! De todos nós!
Diretamente ligado a eles, em compromisso pedagógico, existe:
PEDAGOGA (com pós-graduação) – é a professora responsável pela turma. Em formação constante dentro e fora do ambiente escolar.
AUXILIAR DE SALA – em formação ou já formada;
RECREACIONISTA – são pedagogas responsáveis pelo contraperíodo em que a criança fica na escola;
BERÇARISTAS – que se responsabilizam pelos cuidados e desenvolvimento dos bebês;
PROFESSORES ESPECIALISTAS – professor de judô, teatro, futebol, ballet, enquanto aulas extras a partir do maternal. Professores de inglês (duas vezes por semana e a partir do Maternal), música (uma vez por semana), psicomotricidade (uma vez por semana), são parte integrante da grade de horário curricular das crianças.
COORDENAÇÃO
Para orientar a equipe de educadores, que é composta por pedagogas, estagiárias, auxiliares, recreacionistas, berçaristas e professores especialistas, existe uma equipe de coordenadoras:
Francine (pedagógico manhã),
Virginia (pedagógico tarde),
Leandra (berçário),
Patrícia (recreação e esportes),
Rita (assistente de coordenação).
As ações intencionais da coordenação são:
- Organizar planos de ação intencionais diretamente com as educadoras responsáveis por cada turma.
- Planejar ações interativas entre escola X família X comunidade, de modo a tornar transparente o processo de conquistas e descobertas.
- Acompanhar o desenvolvimento harmônico dos alunos. Reunir-se com famílias e professoras para compartilhar posturas, facilidade e dificuldades e possíveis apontamentos sobre o processo de desenvolvimento.
- Promover encontros reflexivos diante de práticas educativas e a formação continua dos profissionais.
Educar é fazer o outro mais preparado para ser, de fato, o que é.
ALIMENTAÇÃO
Garantir a qualidade dos alimentos, dos preparos, da higiene e principalmente a maneira com que as crianças são alimentadas, requer rotinas muito bem estabelecidas, disciplina, carinho, espaço físico e equipamentos adequados. Esse é um diferencial da PROBEN!
Priscila Basso é a nutricionista responsável por toda essa organização.
Na PROBEN, há 5 anos e em tempo integral, além de elaborar os cardápios da escola e garantir a qualidade nutricional dos alimentos servidos, ela também é responsável pelos cuidados alimentares que são validadas em cardápios diferenciados para o berçário, infantil e crianças com restrição alimentar.
Diante das inúmeras refeições produzidas na escola, estabelecemos organização e cuidados diários quanto:
- Aos gêneros alimentícios, que sempre são acondicionados em espaços apropriados (estoque, geladeiras, freezers);
- Ao fornecimento de alimentos da padaria, que acontece próximo aos horários do lanche, assegurando o frescor dos produtos;
- À bancada térmica, que mantém os alimentos aquecidos na temperatura adequada para distribuição;
- A área de produção, toda em inox, garantindo higiene e padrão, seguindo normas da vigilância sanitária (manual de boas práticas).
- Ao refeitório limpo, climatizado e amplo (80m²), com mobiliário adequado: bancos e mesas apropriados à faixa etária;
- À separação dos fluxos para entrega de pratos prontos e para devolução de pratos usados, evitando contaminação cruzada.
Esses são alguns dos pontos importantes para que a garantia da qualidade alimentar aconteça diariamente. Todos esses cuidados são necessários, assim a certeza que as quase 900 refeições diárias aconteçam perfeitamente.
ESTRUTURA
Crianças dessa faixa etária possuem um período de concentração muito curto. Pensando nisso, a PROBEN trabalha com um sistema de “Salas Ambientes”.
As crianças desenvolvem um mesmo conteúdo em vários espaços diferentes. Nunca permanecem em um mesmo local por mais de 40 minutos.
Sendo assim, estão sempre motivadas e curiosas para saber o que vai acontecer. Elas captam os conceitos com maior facilidade, sem que a aula fique cansativa.
Quadra Poliesportiva
espaço apropriado para a prática de esportes e exploração do corpo e suas potencialidades. Respeitar o desenvolvimento do corpo também faz parte da rotina da PROBEN, uma vez que acreditamos que estímulos, provocações e atividades bem pensadas fazem a diferença na qualidade dos movimentos e conquistas.
A aula de psicomotricidade é semanal, com professor especialista e, a partir do Maternal, podem fazer aula de futebol feminino e masculino. A quadra também é utilizada em várias propostas de movimento, planejadas pelas professoras.
Mini Cidade
A imitação da vida em sociedade foi projetada nesse espaço. Nesse ambiente, as crianças podem ‘brincar’ de pet shop/veterinário, restaurante/pizzaria, médico/hospital, isso porque os estabelecimentos existem, mas quando agregamos alguns objetos, transformamos o que é físico em imaginário e a brincadeira acontece de modo simples e complexo ao mesmo tempo.
Já o posto de gasolina não tem muitas modificações que podem ser feitas, mas ele traz sentido para a brincadeira com as motocas, na pista que imita as ruas de uma cidade. Com semáforo, faixa de pedestre e placas de trânsito, as crianças se divertem com sentido real da vida em questão.
Pátio
O pátio é local de convívio, exploração e brincadeiras.
Mês a mês os objetos são organizados de modo a promover protagonismo, calmaria e permitir que a essência das crianças aflore: a exploração por meio de interação.
Quintal
O QUINTAL é um espaço aberto e amplo que favorece a realização de brincadeiras que além de divertir, estimulam a possibilidade de criação e expressão da criança.
Brincar em espaços livres fortalece a saúde física, estimula a criatividade, melhora a capacidade de concentração, desenvolve o relacionamento, o senso de cooperação, a autoestima e faz a criança superfeliz.
Tanque de areia
O tanque de areia da PROBEN foi criado levando em conta todos os itens necessários que viabilizassem os cuidados e higienização, como: o tanque de areia é coberto, a areia atóxica, há um sistema de drenagem para facilitar a limpeza e um deck suspenso para ajudar na retirada de excessos.
Agora, conheça 12 benefícios da brincadeira com areia:
1 – Possibilita o contato direto com a energia natural do planeta, sobretudo quando a criança pisa descalça sobre a areia. Algumas pesquisas apontam que o contato com o chão (terra, grama, areia, etc.) equilibra o organismo;
2 – Desenvolve a criatividade e a imaginação, uma vez que é um “brinquedo neutro” e pode ganhar a forma que a criança quiser: bolo, castelo, cidades, muros, pozinho mágico, etc…;
3 – Estimula o desenvolvimento sensorial pelo contato com diferentes texturas, temperaturas, cores, formas, etc…;
4 – Estimula a coordenação motora fina, pelo toque e tentativas de agarrar os grãozinhos de areia;
5 – Estimula, também, a coordenação motora ampla, pela movimentação livre e movimentos (para crianças maiores), como correr, saltar, pular, rolar…;
6 – Possibilita o trabalho com o planejamento e a criação de estratégias (elas decidem o que e como criar);
7 – Favorece a aprendizagem de conceitos, como “leve” e “pesado”; “cheio” e “vazio”; “pequeno” e “grande”; “quente” e “frio”; entre outros, principalmente quando são oferecidos potes, baldinhos e pazinhas;
8 – Estimula a concentração, afinal, os pequenos ficam compenetrados nas criações;
9 – Desperta o interesse pelos elementos naturais (animaizinhos, gravetos, pedrinhas, folhas, etc.);
10 – Ensina sobre corpo e identidade, inclusive sobre preferências e incômodos – percepção de que areia no calçado, pode incomodar; identificação que não aprecia a textura da areia molhada; sensação de que tem areia na perna, cabelo (…);
11 – Propicia a interação com outras crianças, outros adultos e até animais (insetos, pássaros…), o que, por sua vez, desenvolve a curiosidade, a solidariedade e a oralidade;
12 – Propicia muita alegria e diversão!
Núcleo Ambiental
Aqui é comum que as crianças entrem no espaço dos cágados, jabutis e marrecos mandarins, alimentando-os e observando seu comportamento ou levando os animais fora do seu ambiente para acarinhar, cuidar e se divertir com as diferenças. Já o coelho, amigo próximo, fica solto na escola e, muitas vezes, caminha com as crianças no trânsito entre espaços.
Aquaben
É mais um espaço que promove a interação e momentos de diversão no dia a dia. Neste espaço, as crianças brincam com água e com amigos de maneira espontânea e assistida.
Horta
Passamos a nossos alunos a importância de cuidar do meio ambiente e cultivar verduras e legumes para nosso consumo como uma forma de alimentação saudável.
Nossa horta foi concebida com o objetivo de ser mais uma ferramenta pedagógica, dando oportunidade às crianças um contato maior com a natureza.
A cada mês uma turma é responsável pelo plantio e os cuidados com nossa pequena horta.
Sala de Aula
É um ambiente de trabalho alegre, cooperativo e amistoso, em que há lugar para afeto e emoção, onde a criança pode expressar seus sentimentos.
Ela é toda dividida por cantinhos: brinquedos, leitura, atividades e até soninho.
Isso possibilita à criança escolher uma atividade, após ter concluído sua tarefa, desenvolvendo habilidades como escolha, organização, concentração, associação e responsabilidade.
Este ambiente fortalece o vínculo positivo entre alunos, entre professor e aluno e entre aluno e as tarefas escolares.
Quem se sente respeitado em todos os aspectos da personalidade, aceita mais facilmente o outro com suas características, suas funções e seus papéis. O grupo se articula e o trabalho flui.
Refeitório e Cozinha industrial
A alimentação das crianças é toda feita dentro da escola. A nutricionista Priscila Breda cuida do cardápio e do comando da equipe em cozinha industrial, garantindo qualidade, frescor e variedade nutricional em todas as refeições: lanche da manhã e tarde, almoço e jantar.
ATIVIDADES
Psicomotricidade
Com uma aula semanal, dentro da grade pedagógica, as aulas de Psicomotricidade têm como seus principais objetivos o desenvolvimento e o aprimoramento do equilíbrio corporal, da lateralidade e da coordenação motora; o desenvolvimento e a estimulação da autonomia e da consciência corporal; e o aumento do conhecimento prático das habilidades motoras como: engatinhar, rolar, andar, marchar, correr, pegar, arremessar, agarrar, rebater, chutar, entre outras, sempre de uma forma lúdica e divertida, onde a criança aprende e se desenvolve brincando, tendo uma melhora nos seus aspectos físicos, motores e afetivos.
Música
Acreditamos na música como uma linguagem de expressão, capaz de desenvolver uma formação completa e integral. Possuindo em si uma função social, a música é capaz de transmitir valores, crenças, história, diversidade, afeto e emoção. Por meio dela conseguimos ampliar a capacidade de comunicação e criatividade das crianças, além de ser uma eficaz ferramenta de socialização. Do mesmo modo as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais são alimentadas por intermédio da música, o que possibilita que nosso trabalho seja cada vez mais integrador, à medida que o ensino de uma linguagem amplia as possibilidades de outras áreas de conhecimento.
Inglês
O despertar para o aprendizado de uma língua estrangeira é muito prazeroso e favorável na primeira infância, sendo assim, a Língua Inglesa, na PROBEN, segue os mesmos princípios das outras linguagens exploradas na escola.
Priorizamos vivências que estimulam o interesse das crianças pela língua e cultura trabalhando a oralidade e percepção auditiva por meio de músicas, literatura infantil americana e situações cotidianas com o uso real da língua. Acreditamos que é pelo brincar que a criança se conhece, reconhece e significa o mundo, desse modo, valorizando o aprender.